sábado, 16 de junho de 2012

Favor, só ler esse post se tiver um MAC

   Metonímia. s.f. Retórica Figura de linguagem em que um objeto é designado por uma palavra que se refere a outro, por existir uma relação entre os dois, segundo o Dicionário online de Português. Um exemplo clássico é: Mãe, compra Danone pra mim. Danone, nesse caso, designa qualquer tipo de iogurte.
   Nós usamos muita metonímia, muitas vezes até sem saber. A prática dessa figura de linguagem é aceita até em alguns discursos formais, mas seu uso depende de um conhecimento de mundo comum a todos participantes do discurso. Portanto, a mãe do menino do exemplo deve saber que Danone é um iogurte e o que ele quer na verdade é qualquer variante do laticíneo.
   Aula de Português? NÃO. Esse é só uma introdução para mais um desabafo da série PRONTOFALEI.
  Eu leio, com certa frequência, autores (muitas vezes jornalistas) escrevendo colunas e até reportagens coisas do tipo "você pode instalar esse programa em qualquer celular ou até mesmo no seu MAC", ou "leia conteúdos do conforto da sua casa direto do seu MAC".
    Agora me respondam, de todo coração, em que raio de país essas pessoas vivem que MAC é uma coisa popular? Lembram que pra usar a metonímia o conhecimento tem que ser comum, tem que ser popular? Qual é a inteção de escrever MAC ao invés de PC, computador, micro? Mostrar superioridade. E isso, meu amigo escritor, não é nadinha popular. Por que não escreveu você pode instalar esse programa até mesmo no seu Positivo parcelado em 12x sem juros nas Casas Bahia? Retirando o tom de deboche, mas assim soaria mais com o popular, o tipo de público que você deve atingir. Até porque sei de pessoas de classes não tão baixas e que não tem um computador da Apple, simplesmente porque isso não é prioridade para elas, e nem é comum aqui no nosso país. Entendeu ou quer que eu desenhe?

2 comentários:

  1. 80% daqueles que tem produtos Apple compraram por modismo e/ou auto-afirmação socioeconômica - exceto quando se trata do iPod, mais popularizado. Os produtos são caros e a maioria das pessoas não tem consciência dos benefícios de comprar um Apple. Só acharam a maçã bonitinha...

    ResponderExcluir

Deixe um comentariozinho ;]